quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009
Álbuns - Tonight: Franz Ferdinand
Posted on 07:51 by FHAE
Primeiro, o que é capaz de doer mais: ao terceiro álbum, os Franz Ferdinand anunciam a introdução da electrónica no superlativo cozinhado que mantêm quente desde 2004. Desmaiam, qual efeito-dominó, hordas de rockers-novo-milénio, pin na lapela e na ganga debaixo do cinto, uma opinião portátil sobre todos os discos de guitarras saídos depois de 1967.
Sejamos sensatos: os LCD Soundsystem, boa gente que sabe sacar emoção de teclados cutucados mecanicamente, mostraram que guitarras e sintetizadores juntos no altar não têm de soar a azeite dos anos 80. Não tem de soar aos Killers.
Os Franz Ferdinand, garbosos rapazes capazes de incendiar um palco com piruetas angulares e guitarras a sacar faíscas em vez de riffs, os Franz Ferdinand de Take Me Out, canção da década, conhecem a lição dos LCD Soundsystem e, em simultâneo, não esquecem a tabuada do nove. E isso significa, no mínimo, três coisas: rock com curvas, protuberâncias, volúpia; experiências inusitadas com sintetizadores russos e digitália de estúdio; refrões tão insidiosos como no primeiro dia, a pedir botão de repeat e múltiplos votos de confiança.
Dividam-se os apetites: Ulysses vem do passado no refrão (anos 70 disco com flashadas de 80), antecipa/saciona a afunkalhada Turn It On; baixo pulsante e riff gingão fazem a festa toda em No You Girls, funk-rock (outra vez!) enxertado de disco-sound (de novo!); Live Alone é cançãozaça ao estilo Auf Achse (do primogénito), linhas de teclado a lembrar os jogos de Spectrum, um mimo; os três últimos minutos de Lucid Dreams são electro sado-maso em camadas, coisa para estoirar com subwoofers em discoteca que não se cuide.
Lá mesmo no fim, Katherine Kiss Me vai buscar o storytelling crooner, Kapranos outra vez feito Romeu atordoado, perfeito cronista da disposição alheia - guitarra acústica e piano mui catita a mostrar, acredite-se, que o filão (entenda-se, talento) está longe de estar esgotado. Não doeu nada.
Fonte: Blitz Nº32 (Texto por: Luís Guerra)
Franz Ferdinand - "No You Girls"
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
No Response to "Álbuns - Tonight: Franz Ferdinand"
Enviar um comentário