segunda-feira, 2 de março de 2009

Na vida de...David Bowie

Posted on 12:47 by FHAE


Bem-vindos à secção mais cor-de-rosa do "The Sound Of Music". E cor-de-rosa porquê perguntar-se-á o caro leitor neste momento. Porque vamos falar da vida dos famosos! Coisas que a maioria dos mortais desconhecia! Aqui revelamos os seus segredos mais internos! E quem melhor que David Bowie para nossa primeira vítima? A infância e vida do cantor nem sempre foram um mar de rosas, chegando mesmo até a tomar contacto com as drogas aquando a sua fase em que morava com o amigo Iggy Pop, dando o nome ao capítulo da sua vida dos anos 1976 a 1980 de "A Era de Berlim." Mas não é de Berlim que vamos falar hoje. Vamos remontar ainda mais um pouco atrás. Deslindar o porquê da cor dos olhos de Bowie e muito mais. Que comece a fofoca.

David Robert Jones nasceu a 8 de Janeiro de 1947 em Brixton, Inglaterra. Os seus pais casaram logo pouco após o nascimento da futura estrela. Filho de mãe irlandesa e pai britânico, David viu-se obrigado a ir morar para Bromley, em Kent, com apenas seis anos de idade. Naquela que passou a ser a sua nova terra passou a frequentar a Bromley Techinal High School. Com 15 anos David sofre um acidente que o marcaria para o resto da sua vida: envolve-se numa luta com George Underwood, e apesar das várias versões que existem sobre a agressão (há quem diga que foi uma faca, um anel ou simplesmente um murro que lhe acertaram no olho), o que é certo é que David teve de ficar 8 meses em casa, sem poder frequentar as aulas, pois encontrava-se entre hospitais a fim de tentar recuperar a sua visão do olho direito. O estrago não conseguiu ser totalmente corrigido e a pupila direita encontra-se constantemente dilatada. O pequeno David fica assim para o resto da sua vida sem percepção da profundidade e vê tudo um pouco acastanhado. Falemos agora um pouco do surgir pela música do futuro David Bowie. O seu interesse pelo mundo musical surge quando o cantor tem 9 anos, quando o seu pai o levou a visitar uma casa de LPs que abrangia nomes como Fats Domino, Chuck Berry e Little Richard. Foi com o seu irmão mais velho que David tomou contacto com o mundo do Jazz moderno e no Natal de 1959 a mãe "Natal" oferece-lhe um saxofone. Em 1962 David tem a sua primeira banda: os The Konrads. Seguem-se depois bandas como The King Bees, The Manish Boys, The Lower Third e The Riot Squad. David faz a sua primeira gravação em conjunto com os The King Bees com o single "Lizie Jane". E para fazer uma pausa no texto, nada como recordar este tema, aqui apresentado ainda através do vinil!




Farto de ser sempre confundido com o membro Davy Jones dos Monkees, em 1966 David Robert Jones decide mudar o seu nome artístico para David Bowie. A razão da escolha do nome é simples: uma homenagem a Jim Bowie e à conhecidissíma faca Bowie. Em 1967 o seu primeiro álbum sai para a rua pela mão da Decca Records offshoot Deram e intitulava-se David Bowie. Este álbum aliava sonoridades psicadélicas à pop. O seu primeiro single a sair é "The Laughing Gnome", mas revelou-se logo um insucesso. Bowie passa a frequentar também aulas de teatro, o que viria a contribuir para que este criasse os seus personagens nas suas fases que viriam aí. O resto da história já a maioria conhece e vamos interromper a fofoquice por aqui. Agora, para terminar, revejam "The Laughing Gnome" e coloca-se uma questão: porquê o insucesso? Uma música divertida e que mesmo que não perceba a letra faz rir com o atrevido gnomo de fundo! Fantástico! Assim se começam os artigos sobre David Bowie.




No Response to "Na vida de...David Bowie"