segunda-feira, 13 de abril de 2009

Especial - Os Polícias, os Cabeça de Rádio, o Padre Judas e outros

Posted on 11:33 by FHAE


Muitos se questionam quanto à originalidade dos nomes de bandas portuguesas. Muitos se perguntam: mas porque raio é que alguém se iria chamar Os Pontos Negros ou até Peixe:Avião ou inclusivé doismileoito. Não seria muito melhor terem dado nomes às bandas como The Black Points, Airplane Fish ou twothousandandeight? A resposta é clara: não. Os portugueses adoram criticar nomes de bandas nacionais que usem a nossa língua e que façam juz ao nosso país. Bandas como os The Police, Radiohead e Judas Priest usam nomes que a nós nos soam muito bem mas que para quem use o inglês como língua primária soará ridículo, mas não negam o forte talento destas bandas. Neste artigo vamo-nos divertir um pouco a gozar com os nomes que as bandas rock inglesas e americanas têm. Comecemos pelos The Police, ou será que deveremos dizer, os polícias? É inegável o sucesso que eles têm e se não fosse esta banda talvez o Ferrão, ou Sting, não tivesse o sucesso que tem hoje na sua carreira a solo. E já agora, alguma vez lembraria a alguém chamar uma banda de Cabeça de Rádio? Ou vulgarmente conhecidos como Radiohead? Porquê? Será que os membros desta banda têm alguma antena perdida algures que sintonize por exemplo a Antena 3? Mas não podemos desprezar o trabalho que esta banda tem feito, nem singles como "Creep" que vamos rever já de seguida efectuando deste modo a primeira paragem no nosso texto.





Prosseguimos agora dando numa de crentes e abordando o Padre Judas. Quem? Os Judas Priest. Ah esses! Ao contrário do que se possa pensar esta banda não saiu de nenhuma diocese, mas quiseram brincar talvez com a religião e baptizar a banda com o nome de um padre que provavelmente baptizou o vocalista. Mas o nome de bandas também anda envolvido na ciência! Senão vejamos os Irmãos Químicos que deixam qualquer um com uma enorme vontade de dançar. Pode-se dizer que aqui surge uma verdadeira química entre os Chemical Brothers e o público que os ouve. Há quem goste de pensar positivo e dar nomes a bandas com The Cure, ou seja, A Cura. Há também os dinossauros do rock: Os Pedras Rolantes. Há bandas para sportinguistas (Dia Verde a.k.a. Green Day) e para benfiquistas (Pimentas Chili Quentes e Vermelhas a.k.a. Red Hot Chilli Peppers). Há bandas que nos deixam sem dúvidas com os No Doubt mas há outras que fazem juz à nobreza com os Rainha, também conhecidos como Queen. Há ainda fenómenos pop como os Rapazes da Rua de Trás (a.k.a. Backsteet Boys). Poderíamos continuar nesta lista interminável de nomes e traduções porque são realmente imensas, mas para poupar não sou o leitor mas também os artistas em questão vamos parar por aqui. Tudo isto para quê? Para que da próxima vez que gozar com o nome de algum músico ou banda nacional se lembrar que há bem piores e com grande sucesso...Ah e já agora para terminar fiquem com o tema "The Everlasting" dos muito conhecidos Pregador de Rua Maníacos!





1 Response to "Especial - Os Polícias, os Cabeça de Rádio, o Padre Judas e outros"

.
gravatar
Anónimo Says....

Tambem havia os unhas de nove polegadas, Os toca frio, macacos do ártico, os prodigio (tãããão morangos com açucar o nome), e claro as Raínhas da Idade da Pedra...

Mas, quem merece o titulo de nome mais parvo e merecia todo o destaque neste post (infelizmente esqueceste) são os Esmagando Abóboras.