terça-feira, 20 de julho de 2010

100% Tuga - Rosinha

Posted on 17:43 by FHAE



Esta rapariga é um furacão da música nacional. E furacão porquê questionar-se-á o leitor neste momento. A razão é simples: Rosinha não é moça de meias palavras.

Após ter confessado em 2009 que levava no pacote, em 2010 faz outra revelação ao Mundo: ela também chupa...o gelado! "Eu Chupo", single de promoção do 4º álbum de originais da cantora, é um hino ao acto de comer/chupar/lamber um gelado. A determinado momento na música, Rosinha presenteia-nos com frases como "Há gelado de copo, e no crepe não é mau/Mas eu prefiro aquele que é agarradinho ao pau" e "Há de gelo e de leite, seja qual for o sabor/Já vi para aí chupar, ai, muito bom doutor". Mas o que levou esta rapariga, que gosta de ler e de andar de bicicleta, cuja cor preferida é o preto e que adora deliciar-se com qualquer prato de bacalhau (sem comentários à refeição preferida da artista), a dedicar-se à composição e interpr
etação de canções com letras de duplos sentidos à moda de Quim Barreiros?
Actualmente com 39 anos de idade, Rosinha viu o céu pela primeira vez a 5 de Janeiro de 1971, numa manhã fria de Inverno. A música não é algo que a intérprete gosta desde que nasceu. Somente aos 10 anos Rosinha sente o chamamento da música, indo-se inscrever numa Escola de Música de Pegões Velhos, iniciando aí os seus estudos musicais, partindo posteriormente para o estudo do acordeão por sua livre e espontânea vontade. É nesta escola que Rosinha vê o seu talento florescer, obtendo grandes resultados nas suas apresentações escolares, partindo mais tarde para concursos e festivais de acordeão, obtendo igual sucesso. Ao ingressar no Instituto Vitorino Matono em Lisboa, vê a sua técnica musical evoluir ainda mais, sendo a partir daqui que reconhece possuir os conhecimentos necessários para partir para actuações profissionais em festas de aldeia, obtendo reconhecimento não só como acordeonista, mas também como vocalista, passando a actuar também internacionalmente para comunidades emigrantes. É Páquito (compositor/produtor), em 2007, que lança o convite a Rosinha para gravar o seu primeiro álbum de originais promovido e agenciado pela produtora Moínho da Música. Com a Boca No Pipo, definiria assim o estilo musical do resto da carreira e futuros álbuns de Rosinha, uma espécie de brejeiro e popular. Sem perder tempo, e aproveitando o sucesso, viria a lançar um álbum por ano. Em 2008 surge-nos Só Quer Fruta, em 2009 Eu Levo No Pacote e em 2010 Eu Chupo.
Para terminar, e se ainda não conhece a carreira de Rosinha, que arranja figurantes para os seus vídeos nas ruas lisboetas, fique com o hit deste Verão, "Eu Chupo".




No Response to "100% Tuga - Rosinha"