sábado, 14 de março de 2009

Álbuns - "The Wall" (Pink Floyd)

Posted on 07:26 by FHAE


The Wall é talvez o álbum mais emblemático de toda a carreira dos Pink Floyd. Lançado em 1979, este álbum é já um clássico do rock e inspirou muitas da bandas da actualidade no seu trabalho. The Wall não é só um dos melhores trabalhos musicais alguma vez feitos. The Wall tem muita história por detrás dele. A ideia de ter um álbum com este nome surgiu da cabeça de Roger Waters aquando a digressão de Animals em 1977. Em Montreal, Waters, num acto de ira, simplesmente cospe para cima de um fã mais turbulento. O resultado: Waters fica com um peso na consciência e partir daqui decide criar uma "parede" entre si e o público quando estivesse a actuar. E é assim que The Wall começa a delinear-se. O álbum retrata a vida de "Pink", um anti-herói que é constantemente martelado e espancado pela sociedade que o rodeia. "Pink" é sufocado pela sua mãe, oprimido na escola, indo construir um muro entre ele e a sociedade (à semelhança do que Roger Waters fizera entre si e o público) e deixa-se ficar no seu mundo, onde só existe quem ele realmente quer. Começa a consumir drogas e durante as alucinações provocadas por esta substância, "Pink" transforma-se num ditador fascista apenas para que a sua consciência rebelde o deixe em tribunal, onde o juiz interior lhe irá ordenar que destrua a parede criada entre ele e a sociedade e para que se deixe entrar no mundo exterior. A história que o álbum conta já deu inclusivé origem a um filme, Pink Floyd: The Wall, lançado em 1982 pela MGM e pela mão realizador Alan Parker e que conta ainda com Bob Geldof no papel do jovem "Pink". Aproveite para fazer agora uma pausa na leitura e para ver aqui o trailer deste filme.





The Wall foi gravado em quatro estúdios: os CBS Studios (Nova Iorque), Producers Workshop (Los Angeles), Super Bear e Miravel (ambos no Sul de França). A esta hora o leitor estár-se-á a questionar porque motivo terá a banda andado por tanto estúdio num só álbum. A resposta é simples: crise financeira. Singles como "Another Brick In The Wall (Part II)", "Empty Spaces" e "Comfortably Numb" foram produzidos um pouco por todo o mundo. Para o primeiro single aqui referido a banda precisava de um coro infantil. A escolha levou-os a falar com Alun Renshaw, professor na Islington Green School, escola que ficava relativamente perto dos Britannia Row Studios. O coro foi impedido de ouvir o resto da música e a banda para dar uma sensação de que havia mais coro de fundo sobrepôs doze vezes a voz dos mais novos. A participação do grupo coral gerou depois uma série de polémicas em torno do pagamento pelo serviço prestado à banda, ficando tudo um pouco mais tarde resolvido, oferecendo-se 500 libras e ainda um exemplar do The Wall a cada um dos alunos envolvidos na gravação da faixa. O alinhamento final deste álbum é o seguinte:
Lado 1 (Primeiro Vinil)
1 - "In the Flesh?"
2 - "The Thin Ice"
3 - "Another Brick in the Wall (Part 1)"
4 - "The Happiest Day of Our Lives"
5 - "Another Brick in the Wall (Part 2)"
6 - "Mother"

Lado 2 (Primeiro Vinil)
1 - "Goodbye Blue Sky"
2 - "Empty Spaces"
3 - "Young Lust"
4 - "One of My Turns"
5 - "Don't Leave Me Now"
6 - "Another Brick in the Wall (Part 3)"
7 - "Goodbye Cruel World"

Lado 3 (Segundo Vinil)
1 - "Hey You"
2 - "Is There Anybody Out There?"
3 - "Nobody Home"
4 - "Vera"
5 - "Bring the Boys Back Home"
6 - "Comfortably Numb"

Lado 4 (Segundo Vinil)
1 - "The Show Must Go On"
2 - "In the Flesh"
3 - "Run Like Hell"
4 - "Waiting for the Worms"
5 - "Stop"
6 - "The Trial"
7 - "Outside the Wall"

Durante a produção deste álbum Richard Wright é ainda despedido da banda, contudo continua a participar nos concertos ao vivo da banda como um músico pago. O álbum foi galardoado 23 vezes como disco de platina e é o 3º disco mais vendido de sempre nos Estados Unidos. Conquistando o número 1 nas tabelas da Billboard em 1980, The Wall foi reeditado em CD em 1994 no Reino Unido e em 1997 no resto do mundo. Existe ainda uma outra reedição a propósito do 20º aniversário do seu lançamento. Segundo uma estatística feita aos leitores da revista Q em 1998, The Wall foi eleito como o 65º melhor álbum de sempre. Em contrapartida, a Rolling Stone toma a mesma iniciativa em 2003, mas The Wall deixa-se ficar por um agradável 87º lugar. É por estas e muitas outras razões que The Wall é um álbum tão especial na carreira dos Pink Floyd. O "The Sound Of Music" partilha da opinião de que este é um dos melhores trabalhos da banda. Para terminar este artigo fiquem com o single já aqui referido "Another Brick In The Wall (Part 2)". Boas audições!

No Response to "Álbuns - "The Wall" (Pink Floyd)"