quinta-feira, 21 de maio de 2009

Conversa Descabida - João Durão

Posted on 13:47 by FHAE

Bem-vindos a mais uma edição do Conversa Descabida, as conversas mais imprevisíveis do mundo virtual, onde tão depressa estamos a falar de música como viramos o navio para outro porto qualquer. Desta vez fomos falar com João Durão, estudante de Ciências Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova. Aos 18 anos, João fala-nos do seu blogue, dos Green Day, da imprensa da actualidade e ainda de Ana Malhoa. Uma conversa a não perder e que fica aqui presente já de seguida.

Conversa Descabida: Antes de mais muito obrigado por teres aceite o nosso convite. Alguma coisa que tenhas receio que te seja questionada?
João: Ora viva, antes mais obrigado pela oportunidade dada. Receio? O que é isso? Nada. Força, mente aberta

Conversa Descabida: Sabemos que escreves num blogue chamado “Caspa Nas Sobrancelhas” (
http://caspanassobrancelhas.blogspot.com). Porquê o nome? Não seria mais apelativo algo como “Chatos Nos Sovacos”?
João: Bem, "Chatos Nos Sovacos" é um bom nome, mas Caspa Nas Sobrancelhas surgiu numa conversa com o meu parceiro do blog, o meu amigo Nabais, eu tinha outra ideia para o nome, que agora não me recordo, que também era algo, digamos, estapafurdio. Távamos a falar sobre os temas que iam ser abordados no blog e ele assim de repente sai-se com esta do "Caspa Nas Sobrancelhas", eu chorei a rir e acabou por ficar esse o nome.

Conversa Descabida: Mistério resolvido, vamos mas é começar a falar de música que é para isso que também aqui estamos. Esta é a semana dos Green Day. O que pensas desta banda?
João: Esta banda, diga-se já de passagem que já fui mais "adepto" dos Greenday do que sou agora, porque penso que se tornaram numa espécie de "banda de colégio". Gostei muito do álbum Nimrod de 1997. È bastante recente. A partir daí deixei de ouvir pelas razões que já referi.

Conversa Descabida: A tua música preferida desta banda é…
João: “Good Riddance”, do álbum Nimrod.

Conversa Descabida: Boa escolha. Os Green Day este ano vêm a Portugal. Vais ao concerto deles ou tens outro planeado?
João: Tenho outro concerto planeado. AC/DC agora em Junho.

Conversa Descabida: Mais uma excelente opção de um grande concerto a decorrer este ano. Falemos agora um pouco da actualidade portuguesa. O que achas do facto de a professora de História no Porto ter sido processada por falar constantemente de sexo nas suas aulas, com termos ditos desapropriados para o local em questão?
João: Acho bem, porque primeiro de tudo, de certeza absoluta que a senhora não disse nada que os alunos não saibam ou nunca tenham dito, segundo, a senhora apenas adiantou-se nas aulas de educação sexual. E enganou-se no horário, mas concordo com a senhora. Eu próprio faria o mesmo, porque entre uma aula de História e uma aula de Educação Sexual, acho que não é difícil escolher.

Conversa Descabida: Realmente a senhora devia estar com o fuso horário completamente desregulado. Que música descreveria melhor o estado do nosso país actualmente?
João: “My Sacrifice” dos Creed.

Conversa Descabida: “O Corpo É que Paga” do Variações na minha opinião também seria uma escolha acertada. Eis mais uma situação da actualidade: uma senhora foi assaltada enquanto rezava na Igreja Matriz de Benavente. O Correio da Manhã, como bom jornal que é, brinda-nos com frases como: “Mal se tinha ajoelhado, foi agredida e roubada por um homem, que fugiu com 40 euros, o telemóvel e o cartão da Segurança Social”, “Quando ocorreu o assalto, não estaria ninguém na Igreja, com excepção do sacristão que aspirava as carpetes do altar” e ainda “O marido de Noémia Anacleto [a vitima] estava no exterior, a jogar às cartas, e também não deu por nada.” Ao olhar para este tipo de jornalismo não te parece que a imprensa portuguesa vai de mal a pior?
João: Bem, não me surpreende, para quem é capaz de por a Maya numa capa da FHM é capaz de muita coisa. Nessa noticia chama-me a atenção, o facto de o sacristão estar a aspirar as carpetes do altar enquanto a senhora rezava. "Senhor, eu quero pedir a sua misericór...(vruuuuuuuummmmm)...dia". Deve ter sido uma coisa assim.

Conversa Descabida: Continuando numa de citações, o Kanye West presenteou-nos à pouco tempo com a frase: “Lady GaGa é a nova Madonna, Beyoncé é a nova Tina Turner.” Será esta uma comparação justa?
João: Nem por isso, não se pode por Beyoncé e Tina Turner no mesmo saco, porque para além de não caberem lá, não acho que a Beyoncé tenha a pedalada e o estilo de Tina Turner. em todos os aspectos. Como a Tina Turner já não há.

Conversa Descabida: Um desafio agora. Completa a seguinte frase de acordo com a tua opinião: “(A) é o novo António Variações, (B) é o novo Rui Veloso”.
João: Ui, agora entalaste-me. (A) Não faço a mínima. (B) Nuno Norte, que mesmo não sendo novo acho parecido.

Conversa Descabida: A Ana Malhoa já foi convidada para a Playboy. Não estará a sua imagem já bastante gasta e deprimente?
João: Gasta, deprimente e porca. Sem mais nem menos. Faz-me lembrar uma toxicodependente, sem ofensa aos que realmente o são.

Conversa Descabida: Portanto foi uma má escolha para uma produção futura?
João: Sem dúvida. Penso que a Playboy acertou completamente ao lado com a Ana Malhoa, tudo bem que tem o "corpo feminino" mas isso até a Luciana Abreu tem.

Conversa Descabida: Para terminar diz-nos de tua opinião. Quais são as 10 músicas da tua vida?
João: Sem ordem preferencial temos: “Paranoid” (Black Sabbath), “Thunderstruck” (AC/DC), “You Shook Me All Night Long” (AC/DC), “Starry Night” (Joe Satriani), ”Born To Raise Hell” (Motorhead), “Do You Feel Like We Do” (Peter Frampton), “La Grange” (ZZ Top), “Machine Gun Man” (Zakk Wylde), “Gimme Shelter” (Rolling Stones) e “Start Me Up” (Rolling Stones).

Conversa Descabida: Muito obrigado pela tua participação. Foi um Conversa bastante divertida.
João: Ora essa, obrigado eu, foi um prazer.

Motorhead - "Born To Raise Hell"

3 Response to "Conversa Descabida - João Durão"

.
gravatar
kritical Says....

Grande entrevista, excelente blog, contém muita info importante sobre musica, concertos do lado direito, do melhor. Devo tambem destacar o visual que esta 5 estrelas =P Parabens!